sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Paraíba terá maior número de casos de covid-19 e de mortes a partir da segunda quinzena de novembro com a abertura das escolas, prevê secretário de Saúde

 

Geraldo Medeiros alertou para novos casos da doença a partir da segunda quinzena de novembro. (Foto: Walla Santos)

O estado da Paraíba deverá ter um maior número de casos do novo coronavírus e de mortes a partir da segunda quinzena de novembro como um reflexo da abertura das escolas para aulas presenciais. Isso é o que prevê o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, durante entrevista, nesta sexta-feira (16) ao ClickPB. 

Além das aglomerações oriundas dos eventos eleitorais(que devem continuar em novembro por conta do pleito eleitoral), flexibilização das atividades e relaxamento na prevenção como uso de máscara, álcool e gel e distanciamento social, outro fator preocupante, que o secretário alerta, é o retorno das aulas presenciais em duas cidades: João Pessoa e Campina Grande. 

Na segunda quinzena de novembro haverá tanto um aumento no número de novos confirmados quanto de óbitos. "Com o início da abertura das aulas presenciais é que nós teremos reflexo da atitude que em João Pessoa e Campina Grande não deveria ter tomado, pois eles se encontram com a bandeira amarela", ressaltou ao ClickPB.

Geraldo Medeiros ainda frisou que a pandemia continua e "se intensifica a partir do momento em que as pessoas não obedecem as regras sanitárias como uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel e lavagem das mãos". Ainda de acordo com o gestor, nos últimos dois meses as pessoas começaram a relaxar. 

"Associado a isso veio a flexibilização, que foi lenta e gradual, mas que uma parcela do municípios não obedeceu ao decreto estadual e adotou medidas mais amplas como as secretarias de João Pessoa e de Campina Grande. E com isso, houve um recrudescimento no número de novos casos confirmados e de óbitos", afirmou. 


 Aline Martins

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter