quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Eleições 2020: conheça as propostas dos 14 candidatos à Prefeitura de João Pessoa

 

Confira as cartas programas de cada candidato. (Foto: Walla Santos)

O ClickPB listou as principais propostas dos 14 candidatos que concorrem ao pleito pela Prefeitura de João Pessoa. As propostas foram retiradas dos planos de governo protocolados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Anísio Maia (PT)

Entre as principais propostas do candidato estão a reestruturação social e econômica pós pandemia, a defesa do emprego e das empresas públicas, o fortalecimento do SUS, a realização de concursos, extensão da jornada discente e acompanhamento individual do aluno, além de diversos programas voltados à políticas públicas na segurança e mobilidade urbana. 

Camilo Duarte

O ClickPB teve acesso a todos os programas de cada candidato, mas até a publicação desta matéria, o Plano de governo do PCO em João Pessoa não foi disponibilizado no TSE.

Carlos Monteiro (Rede)

O candidato apresentou um plano de 34 páginas que traz inovações para as áreas de educação, saúde, turismo, segurança, mobilidade, entre outros. A ideia é que todos os projetos tragam mais sustentabilidade à cidade de João Pessoa com integração socioambiental, valorização do patrimônio público, criação de centros educacionais bilíngues e etc. Entre as principais propostas está a implantação de Ônibus Aeroporto - Orla do Cabo Branco/Tambaú/Bessa e a Escola Municipal de Gestão da Cidadania. 

Cícero Lucena (Progressistas)

Com um programa dividido em 11 eixos temáticos, a plataforma de governo do candidato elenca como principais as políticas nas áreas de saúde, educação e transporte público, além de habitação, segurança, cultura, tecnologia e inclusão. Entre as propostas de criação está o Centro de Tratamento do AVC e Infarto da capital com a implementação de um serviço de hemodinâmica no Hospital Santa Isabel.

Edilma Freire (PV)

São 65 páginas divididas em dois eixos, ambos destinados a debater o que foi feito, já que a candidata é da situação atual da gestão do prefeito e o que pode melhorar. Com o foco voltado para a sustentabilidade, Edilma destaca programas que serão ampliados nas áreas de habitação, educação, saúde, inclusão, cultura, além de focar no que será feito na área de turismo com projetos de inovações na mobilidade com as cidades inteligentes. 

Ítalo Guedes (Psol)

Nas 30 páginas de propostas, o candidato divide seu programa de governo em princípios/diretrizes e eixos temáticos com ênfase na liberdade, enfrentamento do autoritarismo, a defesa do interesse público, transparência, combate à corrupção, além da realização de auditorias populares na administração municipal, com transparência na publicação regular de prestações de contas, profissionalização da máquina pública e defesa do estado laico. 

João Almeida (Solidariedade)  

São 16 páginas que abordam 17 temáticas entre: saúde, educação, cultura, habitação, desenvolvimento social, turismo e tecnologia. Entre as propostas de criação a ideia de uma usina de energia solar para abastecimento dos prédios da prefeitura para dar maior sustentabilidade aos recursos. Propõe modernizar as escolas e creches com programas de integração do tempo que as crianças passam nas escolas.

Nilvan Ferreira (MDB)

Com cinco eixos temáticos, o candidato divide em 22 páginas o que intitulou de 'Plano de Estado' com destaque para a implantação de ciclovias com previsão de acoplamento aos terminais de ônibus de alta velocidade com capacidade de transporte em massa (BRT).  Ele também trata como principais eixos: educação, cultura e arte, saúde, desenvolvimento, infraestrutura e gestão e servidores públicos. Entre as propostas mais inovadoras está a implementação de um sistema de meritocracia para os servidores da saúde. 

Rafael Freire (UP)

Tendo como base a construção de um sistema social popular, as 12 páginas de propostas dão ênfase ao sistema democrático no enfrentamento às forças fascistas, tendo como referência a luta contra a ditadura, além de defender uma maior pa participação popular com a criação do Conselho da Cidade. Também elenca projetos nas áreas de educação com combate ao analfabetismo, políticas públicas para as minorias, para mulheres, além de criar a casa-abrigo para membros da comunidade LGBTT vítimas de exclusão familiar e que estejam desamparadas. 

Seu programa de governo está alicerçado em garantir inclusão social com Conselhos Populares para dar voz dentro da gestão municipal. Entre as propostas defendidas nas cinco páginas do programa está a estatização do transporte coletivo urbano, com a criação da EMTU – Empresa Municipal de Transportes Urbanos. A candidata também apresenta propostas para setores prioritários como saúde, educação e cultura. 

Raoni Mendes (Democratas)                 

Em um formato de ebook, o candidato apresenta suas propostas em um 'Plano de Metas' em que distribui em redes de pilares suas intenções de mudança na gestão da Capital. Nos sete pilares estão o desenvolvimento econômico, educação, saúde, cidadania e gestão inovadora com ênfase em parcerias público-privadas. Entre as principais propostas de criação estão: a brigada ciclística para a Guarda Civil Municipal para patrulhas nas ciclovias do patrimônio e da população, além da campanha de conscientização nas escolas e no setor público da importância de reciclar, dando prêmios no concurso 'Faça do lixo um luxo'. 

Ricardo Coutinho (PSB)        

O candidato que já foi prefeito da Capital distribui em 21 páginas um programa de governo centrado em três eixos estratégicos sobre cidadania, inclusão e segurança. Nesses eixos são defendidos projetos nas áreas de saúde, educação, habitação, cultura, esporte, mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, transparência e gestão estratégica. Entre as propostas de criação está o Centro Municipal de Reabilitação Motora e Sensorial, para pessoas com deficiências temporárias ou permanentes, com um Núcleo Especializado em Doenças do Neurodesenvolvimento

Ruy Carneiro (PSDB) 

Em 86 páginas, o candidato destaca como eixo principal a educação, sendo ela a mola mestre para os demais quatro eixos que são bem estar social, competitividade e dinamismo econômico, qualidade do espaço urbano e "governança". Entres os projetos mais inovadores estão: a criação da Casa de Parto Natural – CPN e do Samu animal.

Walber Virgulino (Patriota)                

Os eixos principais da carta programa de 62 páginas do candidato são o desenvolvimento econômico, social e humano, educação, saúde, turismo, segurança, cultura, mobilidade, combate à corrupção, meio ambiente, cuidado com os idosos, juventude, esporte e lazer. Entre as propostas de criação está a construção de mais dois shoppings populares e um estacionamento no anel da lagoa do Parque Solon de Lucena. 


Emmanuela Leite

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter