domingo, 6 de setembro de 2020

Estudo diz que azitromicina não traz benefícios para tratamento da covid-19




Azitromicina, medicação utilizada no tratamento à Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Imagem: Reprodução
O grupo Coalizão Covid-19 Brasil realizou um novo estudo e chegou a conclusão de que o antibiótico azitromicina não traz benefícios na recuperação de pacientes adultos hospitalizados com formas graves do novo coronavírus. A revista científica The Lancet publicou nesta sexta-feira (4) os novos resultados. O estudo indica que não houve diferença na recuperação dos pacientes que receberam o antibiótico e outros que não receberam.
Este é o primeiro estudo randomizado do mundo para testar os efeitos da azitromicina em pacientes de covid-19 em estado grave. A coordenadora Flávia Machado, do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet), uma das instituições que fazem parte do grupo Coalizão Covid-19 Brasil, ressaltou que azitromicina é um antibiótico que é usado no tratamento de pneumonia bacteriana, mas nunca havia sido testado efetivamente contra o vírus da covid-19.
“Da mesma forma da hidroxicloroquina, a azitromicina tem sido muito usada por médicos para tratar covid sem nenhuma evidência de real benefício. Então, a importância do estudo vêm exatamente do fato da gente estar agora mostrando cientificamente que ela não tem a eficácia. É lógico que a gente gostaria de mostrar o contrário, gostaria de encontrar uma solução, algo que ajudasse, mas também não adianta a gente se iludir e continuar usando medicações que não tem efeito”, declarou ela.
Cerca de 397 pacientes infectados pelo novo coronavírus foram estudados e serviram de base para a análise principal pesquisa.
Todos eram do grupo de risco para o agravamento da doença e 50% do total de pacientes incluído nesta pesquisa estavam em ventilação mecânica quando o estudo começou. Por meio de um sorteio, 214 pacientes receberam azitromicina mais o tratamento padrão e 183 receberam tratamento padrão sem azitromicina.
Paraiba.com.br 

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter