sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Qualidade de vida: Confira oito benefícios para a saúde ao parar de fumar


Foto: divulgação/Unimed JP
Se você quer parar de fumar e precisa de um incentivo, saiba que largar o cigarro traz benefícios imediatos e a longo prazo. Vinte minutos depois que a pessoa deixa o cigarro, a pressão sanguínea e a pulsação já voltam ao normal. Dez anos depois, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. O esforço vale a pena. E para lembrar a população dos riscos do cigarro será celebrado neste sábado (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo. 
Os números comprovam os malefícios para quem fuma. A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, de acordo com dados de 2020. Mais de 7 milhões dessas mortes são decorrentes do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
ALERTA
Neste cenário, o pneumologista cooperado da Unimed João Pessoa, Sebastião Costa, alerta que o cigarro é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de enfisema pulmonar, infarto do miocárdio e câncer de pulmão. “Muitas vezes é um problema silencioso e quando o paciente descobre já está em estado avançado. A minha indicação é uma revisão periódica do pulmão para evitar sustos”, orienta o pneumologista.
A lista de substâncias nocivas encontradas na fumaça do cigarro é longa. “Existem mais de 60 substâncias cancerígenas na fumaça que também estão relacionadas a 30% de todos os tipos de câncer no corpo humano”, ressalta o médico, que é presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba, do qual a Unimed JP faz parte.
VONTADE
O tabagismo consiste em duas dependências: física pela nicotina e psicossocial relacionada a ansiedade e depressão. Segundo o médico, a primeira iniciativa para parar de fumar é a decisão e a força de vontade. A segunda, buscar ajuda de um especialista para auxiliar neste processo. “O tratamento é feito com abordagem cognitiva e comportamental e medicação. Com junção das duas abordagens, praticamente 100% das pessoas param de fumar”, explica.
Reduzir gradativamente o número de cigarros, aumentar o tempo de um para o outro, escovar os dentes ou mascar gengibre são algumas recomendações que o pneumologista Sebastião Costa indica para quem quer largar de vez o cigarro.
EFEITOS
Para estimular ainda mais a melhorar a qualidade de vida, veja quais são os benefícios de deixar de fumar com efeitos de curto e longo prazo:
•    Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
•    Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
•    Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
•    Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
•    Após 2 dias, o olfato e o paladar já percebem mais os cheiros e sabores;
•    Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação se recupera;
•    Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
•    Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Assessoria

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter