quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Beto Barbosa faz ‘Live do Bem’ e relata luta contra o câncer: ‘Eu tive a pior experiência na vida’



Foto: Reprodução/Assessoria/Beto Barbosa
“Eu tive a pior experiência da minha vida. Sofri com muita dor e tive que passar por uma cirurgia que durou mais de 12 horas, quando os médicos retiraram minha próstata, bexiga e parte da uretra. Hoje eu peço a todos que ao sentir qualquer desconforto no corpo, procure um médico, investigue o problema, pois o tratamento precoce do câncer é essencial para a cura”, relatou o cantor e compositor Beto Barbosa, ao narrar a sua luta contra um câncer na bexiga.
Beto (@betobarbosa) comandará a ‘Live do Bem’ que contará com a participação de outros artistas e será realizada em prol do Hospital da FAP, em Campina Grande. A live acontece no dia 28 de agosto, a partir das 19h, no Sítio São João, que é o maior espaço cultural na região da Borborema e foi cedido para realização do evento. A transmissão será ao vivo pelo canal de Beto Barbosa no YouTube.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano é que o Brasil registre 11.800 novos casos da doença entre homens e mulheres. Na Paraíba, o número deve chegar a 685.960 novos casos.

Observando os dados, Beto Barbosa fez ainda um alerta para os homens ao dizer que é preciso deixar os preconceitos de lado e começar a se cuidar. “Muitos homens têm preconceitos com determinados exames e isso não pode acontecer. Se você sentir qualquer anormalidade, procure um médico, pois um diagnóstico precoce pode ser fundamental para sua vida. É preciso levar a sério, principalmente o câncer, que é uma doença rápida e muitas vezes silenciosa”, disse.

Beto revelou que durante um ano sentiu diversos incômodos ao urinar, mas o diagnóstico recebido em Fortaleza era de apenas uma infecção urinária. Ao continuar com os mesmos sintomas, resolveu procurar um atendimento em São Paulo. Foi quando descobriu que estava com um câncer da bexiga que já tinha se espalhado para outros órgãos do corpo. “Eu estava com um amigo, que é meu sócio, e ao receber o diagnóstico não aguentei e tive que sair da sala do médico”, lembrou.

Ele demonstrou uma preocupação neste período de pandemia que fez muitas pessoas deixarem para cuidar da saúde num segundo momento. “Isso não pode acontecer. Sabemos que essa doença é muito séria, mas o câncer, por exemplo, também é. Não podemos deixar para depois a nossa saúde. É preciso buscar ajuda médica especializada. É preciso investigar com cuidado e, por isso, os hospitais devem ter equipamentos de qualidade e profissionais capacitados para atender às pessoas”, observou.

Por esse motivo é que o cantor decidiu fazer parte da ‘Live do Bem’ e destinar o valor do cachê, para que o Hospital da FAP possa adquirir equipamentos e garantir um atendimento de qualidade aos paraibanos que o procuram. As doações poderão ser feitas pelo QR Code, que será disponibilizado na tela durante toda a live. “Depois que passei por toda essa doença decidi sempre ajudar como posso. Dessa forma, vamos realizar a Live para garantir essa ajuda importante ao tratamento das pessoas com câncer. Outro motivo é que me sinto paraibano por amar essa terra”, afirmou.

Prevenção – Para o diretor técnico do Hospital da FAP, Max Joffily de Souza, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer. Apesar disso, o médico reforça que prevenção não é apenas remédio ou exame. Ter hábitos saudáveis também é uma forma de evitar a doença.

“A prevenção do câncer é a pedra angular para que todas as pessoas tenham um desfecho mais favorável aquela doença. Quanto mais no início o tumor é diagnosticado, as chances de cura aumentam exponencialmente com menos mutilação. É importante tomarmos alguns cuidados como evitar exposição ao sol, ter uma alimentação adequada, ter uma prática constante de exercício físico e ter um sono tranquilo. Esas também são formas de nos prevenirmos contra a doença”, afirmou Max Joffily.

Corrida do Bem – Esta é a quarta edição da Corrida do Bem em Campina Grande, que diferente das demais edições, ocorre em forma de live em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A Corrida do Bem tem por objetivo conscientizar a população paraibana para o diagnóstico precoce do câncer, fator primordial para alcançar a cura da doença.
Foto: Divulgação/Assessoria

Assessoria

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter