segunda-feira, 29 de junho de 2020

Prefeito de João Pessoa teme reflexo da ampla flexibilidade na região metropolitana

Foto: Paraibaonline
Foto: Paraibaonline
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se mostrou temeroso quanto à ampla flexibilização que alguns prefeitos da região metropolitana estão fazendo em seus municípios.
Ele citou como exemplo o município de Cabedelo, onde não há leitos suficientes para pessoas acometidas pela Covid-19 e que o gestor, Vitor Hugo, não deveria abrir além dos serviços essenciais.
Ele disse que conversou com todos os prefeitos, justamente, para alertar sobre suas responsabilidades e o reflexo que cada cidade tem com as outras, especialmente para João Pessoa.
“Tudo tem que ser feito em conjunto. Não adianta João Pessoa fazer o seu dever de casa, ser dura com suas medidas, ter rígidas restrições, ter planejamento para enfrentar os desafios, se a gente começar a receber pacientes de toda essa macrorregião que vai além da região metropolitana”, destacou.
Cartaxo explicou ainda que a população de João Pessoa ultrapassa os 800 mil habitantes, e trabalhar com uma população de 1,5 milhão é outra realidade. “Então é importante a gente saber que o que se faz aqui reflete na vida do outro”, salientou.
De acordo com os estudos da Secretaria Municipal de Saúde, que segue protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), João Pessoa segue com queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, em relação aos últimos 15 dias, o que aponta para uma redução no número de pacientes graves.
A pressão hospitalar nas UPAs Covid-19 também vem apresentando queda acompanhada pela diminuição na média diária de óbitos da doença.
Contudo, Cartaxo destacou que é preciso seguir vigilantes. “Não podemos baixar a guarda. O isolamento social segue decisivo para seguirmos salvando vidas. Por isso, toda esta retomada vem sendo norteada por medidas de segurança que nos permitam avançar para os passos seguintes”, advertiu o prefeito.

PARAIBA ONLINE Hacéldama Borba

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter