quarta-feira, 18 de março de 2020

Deputado João Henrique cobra da Secretaria de Saúde do Estado aquisição urgente de insumos para diagnóstico do coronavírus


Diversos relatos de pacientes através das redes sociais apontam a demora do Governo do Estado da Paraíba em entregar aos pacientes resultados de exames que comprovem ou não a existência da infecção pelo conoronavírus. Na manhã desta quarta-feira (18) uma mulher de 39 anos que estava internada há duas semanas com suspeita do novo coronavírus morreu em João Pessoa, e de acordo com a própria Secretaria de Estado da Saúde (SES), o resultado de exame sobre possível contaminação ainda não foi concluído.
Preocupado com a situação, o deputado estadual João Henrique apresentou na Assembleia Legislativa, um requerimento solicitando a aquisição urgente de insumos para diagnóstico e combate AO COVID-19, visto que até a manhã de terça-feira (17), a Paraíba tinha 48 casos suspeitos de coronavírus que seguiam sob investigação e outros 16 casos tinham sido descartados. São no total 64 notificações na Paraíba.
O Governo da Paraíba já decretou situação de emergência para ações de combate ao novo coronavírus. O estado possui 13,32% da população acima de 60 anos de idade, grupo mais vulnerável à doença.
“Mesmo a Paraíba não tendo nenhum caso confirmado, sabemos que esse número de notificações de casos suspeitos na Paraíba pode ser muito superior, inclusive, com várias pessoas portadoras dessa doença pelo motivo de que os hospitais da Rede Pública Estadual estão sem o abastecimento regular de insumos para os diagnósticos desse vírus. Como bem lembrado pelo Secretário de Saúde, a Paraíba tem uma grande população de idosos, quase 14% dos paraibanos tem mais de 60 anos e é uma população que merece atenção da rede hospitalar. Nesse sentido, a urgência na adoção desses procedimentos de diagnóstico e combate a essa pandemia são essenciais para evitar uma catástrofe humanitária e financeira, a exemplo do que ocorreu na Itália. Investir em saúde pública nunca foi excesso, ainda mais agora com o surto do coronavírus”, afirmou o parlamentar.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter