domingo, 3 de novembro de 2019

Ao lado de Anna Lorena, primeira-dama do Estado visita Monteiro e anuncia Centro de Referência do Artesanato

http://deolhonocariri.com.br/wp-content/uploads/2019/11/
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, visitou nesta quinta-feira (31) a Associação das Rendeiras de Renda Renascença de Monteiro, no Cariri paraibano. Juntamente com a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ela tem mantido uma série de reuniões para discutir com as rendeiras da renda renascença alternativas para incrementar a comercialização da tipologia.
http://deolhonocariri.com.br/wp-content/uploads/2019/11/
Durante a visita, a primeira-dama do Estado, ao lado da prefeita de Monteiro, Anna Lorena Farias, anunciou que por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o município será criado o Centro de Referência do Artesanato. O prédio, cedido pela Prefeitura, proporcionará melhores condições de venda, pondo o artesão em contato mais direto com turistas que visitam Monteiro.
Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância do Centro de Referência do Artesanato para os artesãos de Monteiro. “São iniciativas como esta, em que Governo do Estado e o município agem de forma conjunta, que promovem bem-estar, cidadania e melhores condições de vida. Creio que ações assim são uma alternativa real para aumentar as vendas da renda renascença”, afirmou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também ressaltou a importância do equipamento para os artesãos de Monteiro e do Cariri paraibano. “É mais um sonho que se realiza por meio do Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Monteiro. Agora os artesãos têm um espaço amplo e que lhes proporcionará ainda mais dignidade”, disse.
Por sua vez, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena de Farias, também comemorou a parceria com o Governo do Estado. “Antes de tudo, agradecer a visita da primeira-dama ao nosso município, um momento muito importante, já que o incentivo ao artesanato fomenta a economia do município. Esperamos que este Centro seja referência para todo o Cariri paraibano”, disse.
A vice-presidente da Associação das Rendeiras de Renda Renascença de Monteiro, Maria Eliete Bezerra, comemorou a parceria entre o Governo do Estado e o município de Monteiro. “É um sonho antigo que se realiza, e queremos agradecer ao governador João Azevêdo, em nome da primeira-dama, e também à prefeita Anna Lorena por esse presente”, comentou.
Participaram ainda da visita da primeira-dama a Monteiro a curadora do PAP, Janete Rodriguez; a coordenadora do Programa, Yara Alencar; e o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves.
Em Zabelê – A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, também visitou nesta quinta-feira a Associação dos Produtores de Arte do município de Zabelê (Apaz), ainda no Cariri paraibano. Na ocasião, a primeira-dama e a gestora do PAP discutiram meios para aumentar a comercialização da renda renascença produzida no município.
A renda renascença é o símbolo da cultura da região do Cariri paraibano. Presente nos municípios de Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião de Umbuzeiro, Monteiro e Zabelê, a renda renascença tem o envolvimento de mais de 4 mil artesãos, maior parte formada por mulheres.
Na ocasião, a primeira-dama destacou a importância da renda renascença para ocupação e geração de renda e também para a preservação da identidade cultural do Cariri do Estado. “Esse encontro é muito importante para que possamos, junto com as rendeiras, discutir formas de valorizar ainda mais esse trabalho, preservando a cultura e melhorando a comercialização”, afirmou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a importância dos encontros com os artesãos da renda renascença. “As ações do governador João Azevêdo têm proporcionado não apenas trabalhar o Programa do Artesanato como um todo, mas buscar melhorar segmentos específicos do artesanato paraibano, a exemplo da renda renascença. A presença da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba vem trazer esse olhar diferenciado que a renda renascença necessita”, disse.
Já a presidente da Apaz, Maria da Conceição Ventura, agradeceu a visita da primeira-dama à associação. “Essa visita, além de representar um privilégio para todos nós, nos deixa ainda mais confiantes na eficácia das ações do Governo do Estado, principalmente na melhoria de nossa renda. Quero, em nome de todas as rendeiras do Cariri, agradecer essa oportunidade à primeira-dama”, comentou.
A secretária de Cultura e Turismo de Zabelê, Fabiana Monteiro, afirmou que a visita da primeira-dama mostra a sensibilidade do Governo do Estado com o artesanato paraibano. “Considero muito relevante a visita da primeira-dama, porque significa que ela tem essa sensibilidade de olhar, de vir, e não apenas de enviar alguém que trabalhe no Programa do Artesanato, de olhar a realidade das mulheres, o valor histórico da renda renascença”.
Ascom PMM

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter