domingo, 27 de outubro de 2019

Prefeitura de Monteiro alerta para os riscos de queimadas na zona rural do município


 Propriedades rurais do município de Monteiro, no Cariri paraibano, sofreram com queimadas nesta semana. Pelo menos três propriedades foram afetadas pelo grande incêndio nesta quinta e sexta-feira. Nos dois momentos o Corpo de Bombeiros foi acionado pelas equipes da Prefeitura, além das inúmeras ligações da população da zona rural e urbana.

De acordo com informações, felizmente não houve vítimas e nenhum animal morreu. Os proprietários foram orientados a monitorar a situação, para que o fogo não recomeçasse.
Os moradores das áreas próximas as comunidades de Pocinhos, Jabitacá,
Queimadas e Serra Branca sofreram com as consequências das queimadas, tanto pelo temor da chegada do fogo em locais bem próximos às residências, quanto na questão da saúde, já que alguns moradores relataram a inalação de uma grande quantidade de fumaça.
Segundo o Secretário de Agricultura do município, Alfredo Viana, as equipes da Prefeitura, Bombeiros e voluntários trabalharam intensamente no combate as chamas que se propagaram rapidamente devido à ação do vento.
“O que temos observado é que falta na população a conscientização de que com o fogo não se brinca. Mesmo que a pessoa coloque fogo no quintal, por exemplo, ela pode ocasionar um incêndio grave, embora sem intenção. Pois aquele fogo pode se espalhar e tomar grandes proporções. Além de afetar o meio ambiente e a própria saúde da população do local”, comentou o secretário.
Segundo ele, nas áreas rurais existe ainda o costume de atear fogo para fazer a limpeza das pastagens, o que também colabora com incêndios em grandes proporções. “Nós estamos orientando com as populações das áreas rurais para que não façam queimadas, porque o fogo pode se alastrar e ocasionar grandes incêndios como estes que levaram desespero a dezenas de pessoas, ao invés disso, prefiram fazer a limpeza manual que é mais segura a todos”.
Para ajudar a população, a prefeita Anna Lorena não mediu esforços enviando equipes da Secretaria de Saúde e uma unidade do SAMU para as áreas atingidas, tendo em vista às queixas de mal estar em virtude da fumaça e da alta temperatura devido ao fogo.
Saiba o que fazer para evitar queimadasTodos podem ajudar a evitar queimadas neste período de estiagem com algumas atitudes simples. Saiba quais são:
• Não jogar “bitucas” de cigarros na estrada ou em locais que possam gerar faíscas;
• Não depositar lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios ou na beira das BR’s;
• Não queimar lixo.
• Evitar fazer fogueiras próximo a vegetação seca.

Fonte: VITRINE DO CARIRI
Matéria retirada do portal VITRINE DO CARIRI
Postado por Juarez Neto

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter