quarta-feira, 2 de outubro de 2019

ONG cobra apoio a mulheres com câncer de mama na Paraíba


Joana Barros preside a ONG 'Amigos do Peito' (reprodução)

A organização não governamental ‘Amigos do Peito’ cobrou, na manhã desta terça-feira (1), mais atenção para o diagnóstico precoce e apoio as mulheres que descobrem câncer de mama na Paraíba.
Durante lançamento de campanha em alusão início do ‘Outubro Rosa’, a presidente da instituição, a mastologista Joana Barros, alertou para o aumento das chances de cura se a doença for detectada com mais agilidade.
“O tempo é cura. Quando mais rápido se faz um diagnostico, maior é a chance de cura. O número de casos aumenta no país, não temos como alterar isso, mas temos como alterar a mortalidade com o diagnóstico precoce que é feito através de um rastreamento mamográfico”, destacou a médica.
De acordo com a especialista, além da descoberta da doença, também é preciso que se dê o apoio necessário para que as mulheres consigam continuar o acompanhamento médico.
“Isso precisa fazer feito com qualidade e responsabilidade e sabendo o próximo passo. Não adianta encontrar e não dá seguimento, que é o que está acontecendo algumas vezes.  Ao Invés dessa cobertura mamográfica esta sendo ampliada e qualificada, ela vem sendo reduzida e  desqualificada”, finalizou.
Diagnosticada com câncer de mama, Edilene Freitas, fez o tratamento e agora integra a campanha.  De acordo com ela, é preciso dá força para as pessoas que descobrem a doença.
“Eu descobri faz seis anos um nódulo no seio esquerdo. Fiz tratamento e passei por três procedimentos cirúrgicos e agora está tudo bem comigo. Graças a Deus eu conheci esse pessoal da ONG e hoje estou participando e ajudando a quem precisa. Dando força para que as pessoas não possam desistir e tendo fé que tem cura”, afirmou.
Roberto Targino e Albemar Santos – MaisPB
Matéria retirada do MaisPB
Postado por Anne Maracajá

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter