quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Lady será transferida de João Pessoa para Santuário de Elefantes em Mato Grosso em menos de 45 dias


Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de JP. (Foto: Aline Lins)

Com um final feliz, chega ao fim a história de disputa sobre a transferência ou não da Elefante Lady. A Justiça Federal decidiu, após audiência definitiva de conciliação nesta quarta-feira (30) que a elefanta Lady irá para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Mato Grosso, em um prazo de até 45 dias. 
O pedido de mudança enfrentava um impasse que se estendia desde junho, quando o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a situação dela. O procedimento foi aberto depois de denúncias de maus-tratos e após a elefanta derrubar a cerca de proteção e escapar de área protegida na Bica.
No final de julho, o laudo entregue ao MPF apontou que a elefanta corria risco de morte, afirmando que o animal estava doente. 
A decisão de transferência só foi possível após técnicos da Bica visitarem o local e atestar a qualidade do ambiente. A responsabilidade da transferência é do santuário.
Para o chefe da Bica, Thiago Nery, com a transferência, a elefanta estará em um local que apresenta estrutura física e profissional para cuidar dela, tanto do ponto de vista de nutricional, quanto de manejo médico.
A audiência durou cerca de 40 minutos e teve a participação de integrantes de ONGs de proteção animal e representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ibama e Santuário.
Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa, em 2014.

Redação do ClickPB
Matéria retirada do ClickPB
Postado por Anne Maracajá

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter