quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Instagram começa a banir filtros de cirurgia plástica do Stories




Foto: Reprodução/ThinkStock

Instagram vai começar a remover filtros dos Stories que simulam cirurgias plásticas ou outros procedimentos estéticos. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (18) pela Spark AR, plataforma de realidade aumentada responsável pela criação e aprovação dos efeitos na rede social. A empresa se preocupa com os impactos dos filtros na autoestima dos usuários.
Em comunicado publicado no Facebook, a Spark AR disse que está “reavaliando as políticas vigentes no que diz respeito ao bem-estar” e que deseja que os filtros proporcionem uma “experiência positiva”. Além de banir todos os filtros associados à cirurgia plástica da Galeria de Efeitos do Instagram, a empresa informou que vai adiar a aprovação desse tipo de efeito.

Filtro Fix Me, que insere marcas pré-operatórias no rosto dos usuários, será banido do Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Filtro Fix Me, que insere marcas pré-operatórias no rosto dos usuários, será banido do Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Em agosto, o Instagram liberou o acesso da ferramenta Spark AR Creators, antes restrita a celebridades e marcas famosas, a todos os usuários da rede social. Desde então, qualquer pessoa pode criar e aplicar filtros às publicações do Stories. Não demorou muito para que começassem a surgir efeitos um tanto quanto controversos, como o “Fix Me”, que ilustra as marcações pré-operatórias feitas por cirurgiões plásticos. O filtro permite, ainda, simular hematomas que são comuns no período pós-operatório.
Embora a Spark AR não tenha projetado o filtro, ela o aprovou para ser usado por bilhões de usuários. Com a mudança anunciada na última sexta-feira (18), porém, filtros que seguem o estilo do “Fix Me” serão banidos da rede social. É o caso, por exemplo, do efeito “Plastic”, que aumenta os lábios, muda o tamanho das bochechas e afina a ponta do nariz.
A empresa disse que ainda não pode estipular uma data para o início da aplicação da nova política, mas garantiu que compartilhará atualizações o mais rápido possível.

Em prol da saúde mental

A remoção dos filtros de cirurgia plástica não é a primeira medida adotada pelo Instagram para proteger os usuários de conteúdos nocivos à autoestima e saúde mental. Em agosto, a rede social estipulou novas regras para restringir o alcance de posts sobre produtos de emagrecimento ou procedimentos estéticos. Usuários menores de 18 anos não têm mais acesso a publicações que incentivam a compra ou mostram o preço de produtos como sucos, chás, pirulitos com efeito laxante e outras soluções para emagrecer de forma “milagrosa”.

Tech Tudo
Matéria retirada do portal Paraiba.com.br
Postado por Anne Maracajá

Nenhum comentário:
Write Comments

Full-Width Version

false
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter