terça-feira, 9 de julho de 2019

Laboratório da UEPB realiza exames gratuitos para detectar tuberculose, em Campina Grande

Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) — Foto: Angélica Lúcio/HUAC


O Laboratório de Análises Clínicas (LAC), vinculado ao Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, está realizando exames gratuitos de baciloscopia e cultura tuberculínica, destinados às pessoas com suspeita de tuberculose, em Campina Grande.

Os exames são destinados a qualquer paciente que apresentar os sintomas da tuberculose, como tosse forte, febre persistente por mais de três semanas ou emagrecimento rápido sem causa aparente.

O Laboratório para Diagnóstico de Tuberculose funciona no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus de Bodocongó. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O contato com a unidade pode ser feito previamente, pelo telefone (83) 3315-3487.

Atendimento

No procedimento, o paciente realiza a coleta em casa, e entrega ao Laboratório. O diagnóstico é simples e o resultado pode sair em até 30 minutos. Quando o resultado é positivo, a equipe realiza a cultura, que é um exame mais demorado e serve para atestar a resistência da bactéria ao antibiótico utilizado no tratamento. A cultura começa no LAC, mas é concluída no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), com resultado emitido em 60 dias.


Atualmente, em média, são realizados 20 testes por semana, a maioria com pessoas idosas. A incidência da doença é alta, e alguns pacientes chegam ao Laboratório já com a doença bastante avançada. Nos casos positivos, a equipe do LAC encaminha imediatamente o paciente para às unidades de saúde habilitadas a iniciar o tratamento. Em Campina Grande, o tratamento é realizado pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e pelo Serviço Municipal de Saúde.


Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos ou sistemas do corpo humano. A doença é transmitida pelo ar, através do contato com outro infectado.

De acordo com os dados Boletim Epidemiológico de março de 2019 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2018, foram diagnosticados 72.788 casos novos de tuberculose e um total de 423 mortes. Na Paraíba, segundo o Boletim, foram registrados 1.112 novos casos da doença e 2 mortes durante 2018.

Fonte: G1 PB
Foto: Angélica Lúcio/HUAC
Postado por Anne Maracajá

Nenhum comentário:
Write comentários
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter