quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

'Marajás de jaleco': Médico recém-formado acumula sete vínculos públicos em prefeituras da Paraíba

Dois meses após o ClickPB denunciar os 'marajás de jaleco', um novo médico paraibano passou a liderar o ranking de acúmulo de cargos da Paraíba, com o total de sete vínculos no serviço público. Hellton Pereira Lima tem vínculos em cinco municípios diferentes e na administração estadual.
O profissional recém-formado adquiriu a carteira profissional como médico em fevereiro de 2018 e no mês seguinte já possuía quatro vínculos. Atualmente ele trabalha em João Pessoa, Conde, Lucena, Mataraca. Na cidade de Bayeux Ellton tem logo dois vínculos, segundo dados do Tribunal de Contas. Por mês, Ellton chega a receber R$ 32.654, acumulando todos os cargos públicos.

Somente o cargo de técnico administrativo na Secretaria de Estado da Educação é efetivo, de acordo com os dados do TCE-PB. Os outros vínculos com as prefeituras são no cargo de médico e feitos através de contratação por excepcional interesse público.
Os sete vínculos públicos de Ellton Pereira Lima foram registrados nos meses de outubro e novembro de 2018. Em março de 2018, ele começou acumulando quatro vínculos, aumentando para quatro em abril e cinco em maio. Nos meses de junho e julho foram registrados quatro cargos acumulados. Em agosto ele tinha cinco cargos acumulados e no mês de setembro foram detectados seis cargos acumulados.
A equipe de reportagem do ClickPB tentou entrar em contato com o médico, mas o telefone celular atribuído ao CNPJ do profissional não completa ligações e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informou não poder dar o número de telefone dele. Já a Secretaria de Saúde de João Pessoa ficou de responder os questionamentos sobre o acúmulo de cargos na capital.

De acordo com a legislação, não é permitido a qualquer servidor ter carga horária superior a 65 horas semanais. A prática é ilegal, pois contraria a Constituição Federal, que prevê até dois cargos para médicos em instituições públicas, quando há compatibilidade de horários.

Foto: Reprodução
Fonte: Redação ClickPB
Matéria retirada do portal ClickPB
Postado por Anne Maracajá

Nenhum comentário:
Write comentários
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter