segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Secretário do TRE-PB reclama da ausência de partidos em auditorias de urnas para as eleições

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, reclamou da ausência dos partidos nas cerimônias de auditorias das urnas. Ele disse ao ClickPB que essas cerimônias que possibilitam verificar a legitimidade das informações inseridas nas urnas estão sendo acompanhadas somente pelos servidores do TRE-PB.
“Os partidos não estão comparecendo às cerimônias de auditoria. Eles deveriam escolher lá na hora as urnas a serem auditadas para depois não haver reclamação de que alguém se sentiu prejudicado, como aconteceu no primeiro turno”, explicou José Cassimiro Júnior ao ClickPB sobre as auditorias que devem fazer, cumprindo a Resolução 23.554/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na última quinta-feira (11), o TRE-PB concluiu a geração de mídia para as urnas que serão usadas no segundo turno. Elas serão preparadas a partir desta terça-feira (16) até a sexta-feira (20), quando serão inseridos os chips chamados de ‘mídias de resultado’, os quais são levados ao TRE-PB para a apuração dos votos. O secretário do TRE-PB alerta que esse trabalho também é um momento para a participação dos partidos.
São 9.955 urnas e seções, outras 1.600 de reserva para substituições e 16 exclusivas para justificativa de voto.
Foram substituídas, no primeiro turno, 100 urnas e elas ficarão em ‘quarentena’ até serem consertadas e possivelmente utilizadas em eleições de outros anos. O modelo mais antigo utilizado na Paraíba é de 2009,  tendo nove anos de uso.
Cassimiro considera esse um tempo curto, haja vista que as urnas não são usadas com frequência.

CLICKPB
BORGES NETO SE LIGA PARAÍBA

Nenhum comentário:
Write comentários
Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter